Feirinha da Matriz
- .
- 18 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mai. de 2018
Militar aposentado vende artesanatos feito pelo filho surdo-mudo em feira de Cuiabá
Por José Wallison

A Feira do artesanato, está localizada no beco ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade, que foi fechado permanentemente e passou por ajustes para abrigar a feira. Lá é possível encontrar muitos artigos feitos pelos artesões locais, enfeites, utensílios, lembranças, pinturas, redes, toalhas e muito mais. Tendo também diversas opções pra lanchar tais como: pastéis, sucos, salada de frutas, doces, bolo de arroz e biscoitos francisquitos,típicos de Cuiabá.

A oito anos o cabo aposentado do exército Emílio Dias de Moura, vende na feira da Matriz, as esculturas feitas de madeira, cimento e matérias reciclados, que são produtos artesanais produzidos pelo seu filho, Cleveson Dias de Moura.
Emílio conta que de segunda-feira à sexta-feira, das 5h às 17h a barraquinha com as estátuas das figuras cuiabanas e do Pantanal mato-grossense está pronta. “Eu colecionava cartões de orelhão que tinham vários desenhos de coisas típicas daqui, a partir daí ele e se interessou e começou a fazer as esculturas, e hoje ele não precisa mais das imagens dos cartões para fazer sua arte”, conta o ex-militar.
O produto que mais chama atenção na barraca é o jacaré pantaneiro que é produzido de vários tamanhos. “Os clientes são divididos entre os turistas e também os cuiabanos, o que eles mais param para olhar e comprar é a estátua do jacaré e também da Viola de Cocho”, declara Moura.
O mecânico Waldir Siqueira, afirma que sempre compra os materiais do Emílio para enfeitar os móveis de sua casa. “Gosto de colocar na geladeira e em cima da TV”, explica.

Serviço
A Feira de Artesanatos funciona na viela entre o Palácio da Instrução e a Igreja Matriz de Cuiabá, em frente à Praça da República. Sem horário definido, os artesões começam a chegar logo cedo e ficam até o final da tarde.
Comentários