top of page

Variedade do Mercado do Porto atrai cuiabanos e turistas

  • Foto do escritor: .
    .
  • 17 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de mai. de 2018

No local é encontrado uma grande variedade de produtos como: ingredientes, especiarias, todo tipo de carne e vegetais

Por José Walisson


Mercado do porto (Imagem da internet)

Um dos locais mais visitados por turistas em Cuiabá existe há 118 anos, na região do bairro mais antigo da Capital. Com uma pequena realocação de poucos metros (ocorrida há 22 anos, em 1995, pelas mãos do então prefeito José Meirelles), o Mercado do Porto – antiga Feira do Porto – abriga ingredientes, especiarias, todo tipo de carne e vegetais, mas não só. Modernizada, tem até barracas de roupas e produtos eletrônicos made in China. E também, óbvio, gente, muita gente.

Os 26.480 metros quadrados da área do antiquíssimo Campo do Bode abrigam hoje três dezenas de açougues, pelo menos duas dúzias de bancas de peixes de todos os tipos (advindos das ricas águas mato-grossenses ou de criadouros), além de outras três dúzias de barracas e quiosques de queijos, doces, aves, cereais e especiarias.

Há 32 anos trabalhando como comerciante, o raizeiro do lugar, Izidoro de Almeida, de 50 anos, tem a promessa de trazer o sal da vida com suas mais de 200 especiarias.

Na profissão tão antiga, o raizeiro pontua a globalização como um fator fundamental e promotor de mudanças no seu ofício. Até a medicina alternativa avançou, e muitos médicos e nutricionistas, inclusive, compram com ele.

“Até as mais doenças mais ‘brabas’ hoje, se usam as ervas. Muitas vezes usa-se o conjunto da obra (remédios industrializados e ervas medicinais). Vou botar humilde, mas 90% das pessoas que tratam câncer, usam uma ervinha medicinal. Ai é indicado a graviola, ipê roxo, sangra d’água, copaíba e unha de gato, igual essa senhora levou agora”, comenta e entrega a sacola para a cliente. “A erva tem um fator diferenciado, que é ter um custo benefício barato”.

Hoje, os produtos mais buscados são a garcinia, para emagrecer, chá de hibisco, para desintoxicação e raízes amargas para dores no fígado.

“Antigamente, era o pessoal mais de idade que falavam e procuravam as ervas. Com a evolução da Internet, o ‘vai, vem e surge’, todos procuram. O destaque por último que roda na internet é a canela de velho, que passou até no Globo Repórter. Na realidade a midia e a imprensa é o destaque de evolução de verba de mercado.

“É igual o hibisco, que veio e ficou, um dos chás mais usados no mundo inteiro. O chá verde também, para infecção de mulher. Tem unha de gato, chia amarela... Hoje a moçadinha ta usando muito”, avalia.


Fotos: Daniel Fávaro


Serviço

Endereço: Av. Oito de Abril, 143 - Porto, Cuiabá

Horário de funcionamento: das 5 ás 18h

Kommentare


Faça parte da nossa lista de e-mail

Nunca perca uma atualização

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2023 por Fazendo Barulho.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page