Gelateria artesanal conquista público Cuiabano
- .
- 19 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
A Matteo Gelato nasceu do sonho empreendedor do paulista de nascença e cuiabano de coração, Allan Dias Velosque
Por Thaís Fávaro

Que Cuiabá é uma das cidades mais quentes do Brasil não é novidade, que o povo Cuiabano de raiz ou pau rodado está sempre em busca de maneiras de se refrescar também não é novidade. A novidade mesmo é o sorvete que vem conquistando a todos.
O empresário Allan Dias Velosque, que também é publicitário, ja trabalhou em agência e com organização de eventos, mas foi em busca de empreender que viu no mundo dos sorvetes uma boa alternativa. O sorvete estava em uma lista com outras nove possibilidades que agradariam ao empreendedor, como o ramo de cosméticos e o de chocolates. “Estudando sobre o sorvete, foi o que mais me encantou, e o que mais seria viável no mercado”, optou então pelo Gelato.

A diferença entre o Sorvete tradicional e o Gelato está na técnica de fabricação. O Gelato utiliza uma técnica italiana de fabricação artesanal, não leva aditivos químicos, utiliza menos açúcar e menos ar, além de ser feito com frutas in natura, diferente do sorvete convencional que leva gordura hidrogenada, conservantes, corantes, expessantes, pós saborizantes e aromatizantes, todos esses “antes” fazem um mal danado a saúde, por isso o Gelato é mais saudável, além de muito mais gostoso também. Os gelatos são produzidos a cada dois dias e divulgados através do Instagram oficial os sabores que estarão disponíveis no dia.
Sabendo disso fui conhecer a Matteo, e que surpresa quando vi que era muito mais do que já tinham me contado. O visual já na entrada é aquele carinho na alma, muitas plantas, muito verde, um varal de luzes amareladas dando o charme necessário ao lugar, vários banquinhos, mesas e as portas de vidro nos fazem se sentir no quintal de casa onde sempre cabe todo mundo.

A grande dúvida com certeza é escolher o sabor, a casa conta com mais de 70 sabores diferentes e o objetivo do Allan é chegar a cem. Escolhi o de Iogurte com frutas vermelhas (um dos mais pedidos) e Ovomaltine. Além de sabores “tradicionais” a casa trás para o público sabores inovadores, combinações audaciosas e que te faz viciar e querer todo dia. A propósito o sabor de cachaça com rapadura está concorrendo em uma competição mundial de mestres sorveteiros, a Matteo já passou para a fase semifinal no maior evento de Food Servisse da América Latina, a final acontece no mês de junho na Italia. Foram escolhidos dois representantes do país para disputar em mais etapas internacionais. A rapadura é de Nossa Senhora do Livramento e a Cachaça de Quatro Marcos. Que orgulho de ter uma empresa Cuiabana engajada em levar nossa cultura a nível internacional e trazer esse prêmio para casa. Aliás não é o primeiro prêmio, esse ano a Matteo Gelato recebeu o Prêmio Veja Comer e Beber de Melhor Sorvete de Cuiabá 2018/2019.
Sorvete social

A Matteo Gelato realiza também o Sorvete Social, um evento onde o sorvete é vendido a preço promocional em horário diferenciado (das 19 ás 3h da manhã), todo o faturamento do dia é doado a instituições de caridade. Nesse ano foi em comemoração ao aniversário de Cuiabá, e a renda foi revertida para a compra de suprimentos para a ala pediátrica e oncológica da Santa Casa de Cuiabá. Além do sorvete, tem jogos de tabuleiro, música ao vivo, interação artística, cultural e muita gente aderindo ao projeto que conta também com diversos voluntários para atendimento.
Em paralelo ao Sorvete Social, eles também realizam ações para arrecadar ração para cães e gatos, todo o faturamento e as rações arrecadadas são doados para a Organização de Proteção Animal de Mato Grosso (OPA).
Fica aberto o convite para vocês conhecerem o se deliciarem.
Ah, não estranhe se na hora de ir embora um dos atendentes te disser até amanhã, isso foi um detalhe que me chamou a atenção, a confiança de quem sabe que oferece um ótimo atendimento e excelente produto.
Fotos: Thaís Fávaro
Serviço
A Matteo funciona de terça a sexta-feira, das 14 às 22h, e aos finais de semana das 12 às 22h. Está localizada dentro da Vila Maria, na Rua 24 de Outubro, 566.
Comments